sexta-feira, 10 de dezembro de 2010







Mestra Paulina
Encontrei através das palavras de Obá Tòwgún em uma outra comunidade, o que você procura e com a devidada licença dele coloco abaixo na íntegra suas palavras.
Paulina, apesar da maturidade que transmite em seus diálogos, talvés adquirido por sua larguíssima trajetória dentro da Jurema, morreu bastante jovem. Como em seus pontos cantados se reflete claramente, é natural de Maceió, mas especificamente do bairro do Vergel, zona antigamente caracterizada pela grande quantidade de árvores de frutos típicos. Orfã, desde sempre, foi criada por uma senhora dona de uma "casa de diversão" neste mesmo bairro, onde as suas meninas trabalhavam entre as fruteiras durante o dia (não exactamente recolhendo frutas, para que me entenda!) e "complementavam" seu orçamento no lupanar quando chegava a noite!!!
Esta senhora costumava dizer-lhe que ela havia sido deixada alí por uma cigana que esteve de passagem pela cidade, mas não havendo nenhum referencia de seu pai. Talvés pelo facto desta menção, Paulina desde muito cedo interessou-se pelo místico, pelo espiritual, aprendendo a colocar cartas e sendo depois, reconhecida como boa feiticeira, estando a sua história repleta de casuaísticas com o povo cigano, apesar de que não haja nada que o prove.
Por este motivo, as estátuas que representam a Paulina, mostram a uma mulher morena carrando na cabeça uma cesta de frutas e, em outros casos, além das frutas na cabeça, também se detalha outras tantas em seus pés e adornada sempre de braceletes extravagantes, tal como gostam as ciganas.

Cansada do trato abusivo recebido pela "senhora" (Zefa 6 Dedos, também mestra do catimbó e dona do prostibulo), Paulina foge (literalmente) para Recife, que neste então era o centro financeiro da região, achando que aí teria melhor vida, instalando-se, como não podia ser diferente no Cais do Apolo / Rua da Guía, centro de prostituição, neste então, em pleno apogeu dado enorme fluxo de entrada e saída de barcos, pela condição da cidade nesta época de capital industrial e econômica da região. 
Paulina morreu ainda bastante jovem, víctimada por uma série de peixeiradas (facadas) que lhes foram dadas pela mulher de um dos muitos amantes que teve, enquando estava em um dos "locais de diversão" de mesmo Cais do Apolo.
Mestra Paulina
Encontrei através das palavras de Obá Tòwgún em uma outra comunidade, o que você procura e com a devidada licença dele coloco abaixo na íntegra suas palavras.
Paulina, apesar da maturidade que transmite em seus diálogos, talvés adquirido por sua larguíssima trajetória dentro da Jurema, morreu bastante jovem. Como em seus pontos cantados se reflete claramente, é natural de Maceió, mas especificamente do bairro do Vergel, zona antigamente caracterizada pela grande quantidade de árvores de frutos típicos. Orfã, desde sempre, foi criada por uma senhora dona de uma "casa de diversão" neste mesmo bairro, onde as suas meninas trabalhavam entre as fruteiras durante o dia (não exactamente recolhendo frutas, para que me entenda!) e "complementavam" seu orçamento no lupanar quando chegava a noite!!!
Esta senhora costumava dizer-lhe que ela havia sido deixada alí por uma cigana que esteve de passagem pela cidade, mas não havendo nenhum referencia de seu pai. Talvés pelo facto desta menção, Paulina desde muito cedo interessou-se pelo místico, pelo espiritual, aprendendo a colocar cartas e sendo depois, reconhecida como boa feiticeira, estando a sua história repleta de casuaísticas com o povo cigano, apesar de que não haja nada que o prove.
Por este motivo, as estátuas que representam a Paulina, mostram a uma mulher morena carrando na cabeça uma cesta de frutas e, em outros casos, além das frutas na cabeça, também se detalha outras tantas em seus pés e adornada sempre de braceletes extravagantes, tal como gostam as ciganas.

Cansada do trato abusivo recebido pela "senhora" (Zefa 6 Dedos, também mestra do catimbó e dona do prostibulo), Paulina foge (literalmente) para Recife, que neste então era o centro financeiro da região, achando que aí teria melhor vida, instalando-se, como não podia ser diferente no Cais do Apolo / Rua da Guía, centro de prostituição, neste então, em pleno apogeu dado enorme fluxo de entrada e saída de barcos, pela condição da cidade nesta época de capital industrial e econômica da região.
Paulina morreu ainda bastante jovem, víctimada por uma série de peixeiradas (facadas) que lhes foram dadas pela mulher de um dos muitos amantes que teve, enquando estava em um dos "locais de diversão" de mesmo Cais do Apolo.
Um ponto que canta referindo-se a Jefa, imagino que com o intuito de humilhar-lhe, vingando-se fazendo denotar o seu defeito físico (nasceu com 6 dedos em cada mão, ou algo muito parecido a um sexto dedo!!!):

Paulina tem
tem cinco dedos em cada mão
tem cinco dedos em cada pé
e gosta de homem e de mulher!

----------------------------------

Vem cá, vem cá Paulina
me faz este catimbó
mostra atua força de mestra
a primeira de Maceió

No cruzeiro mestre divino
num trono está ela sentada!
Eu estou saudando estou
a Paulina da vida rasgada

No pé da Palmeira, Paulina setanda
ela é Paulina, da vida rasgada.
No pé da palmeira, tem dois cabarés
Paulina gosta de homem, e é protetora da mulher.
Salve Mestra Paulina

Lá no céu tem uma estrêla que alumeia
que alumeia, que ilumina o mar
que alumeia, que clareia o oceano
que clareia o oceano, e toda a cidade dos ciganos.

Oh! Joana D'arc
oh! Virgem soberana.
Dá-lhe forças e mais poder
a Paulina dos ciganos.

Eu vÔ me embora prá zona,
pro cabaré de paulina.
Atrás do perfume dela do
cheiro daquela menina....

Ô luar o luar (bis)
Ô luar q clarea (ô luar)
Que clarea a paulina
no lugar q ela passeia
Mas a paulina é mulher(ô luiar)
Mas é mulher de cabaré(ô luar)
É protetora dos homens e defensoras das mulheres
Mas quem tiver raiva dela (ô luar)
Mas que ñ possa se vingar (ô luar)
Que pode a corda no pescoço
E chame a paulina pra puxar.

Eu plantei rosas e colhi espinhos
Mas como é triste viver sozinha
Eu plantei saudades e colhi paixão
Eu te dei amor e só recebi ingratidão.


È ela q deita tarde
È ela q acorda cedo
È ela paulina falada
de lingua suja ela não tem medo.

Quem nunca viu venha vê
um botão de rosa girar
um botão de rosa ela è
mestra paulina do cabarè

Foram Sete homens para Balançar Paulina
Foram sete homens pra Paulina balançar

Paulina é mulher catimbozeira
Já bateu tanta macumba
Jogou no pé de palmeira

Paulina dá, Paulina toma
Paulina é mulher
é mulher da Zona!!!!

No lugar onde mora
sete machos se enforcou
Todos sete se enforcaram
por causa do seu amor

É da rede rasgada, é da rede rasgada..."

"Ai, ai, ai
Paulina chegou agora
Ela vem de sua cidade
TOda enfeitada de jóias!"

"Todo coqueiro abalava
todo coqueiro tremia
quando Paulina passava
dentro da rua da guia..."

"No rio de Jaboatão
Onde Paulina se banhava
os homens que ali passavam faziam
Tum, tum, tum
E faziam
Tum, tum, tum..."

tava sentada na mesa da jurema
tava sentada balançando o maracá
e foi nessa hora q abalei jurema preta
mestra paulina de um tombo e venha cá

paulina ja vai
tristonha porque vai só
paulina ja vai
tristonha porque vai só
aonde é sua morada
é na zona de maceio

minha almofada de renda
foi feita na encruzilhada
eu me chamo paulinha
mulher da rede rasgada.

"PALMEIRA VERDE
PALMEIRA MINHA
ELA É PAULINA
E AQUI ELA É RAINHA"

Que noite tao linda...
Essa farra de amor!
Ela é mestra paulina
bebendo com seus machos
relembrando os seus amor

PAULINA RAINHA DIVINA,RAINHA ENCANTADA,
FEZ DO CRUZEIRO A SEGURAÇA, TEM SUA VIDA MARCADA;
CAMINHOU EM TAPETES DE FLORES,
MAIS Ñ SE ENCANTOU,
DEIXOU SEUS SÚLDITOS CHORANDO, FOI MORAR NO MUNDO DE PERDIÇÃO...
ELA É RAINHA, ELA É MULHER,
NO MEIO DA MACUMBA, ELA FAZ O Q BEM QUER,
ELA É RAINHA, ELA É MULHER,
JÁ CHEGOU MESTRA PAULINA PARA QUEM TEM FÉ.

uma rosa no jardim apareceu
apareceu no romper do aurora
a proteção de paulina não tem fim
adeus meu povo ela vai embora

Coração ferido
coração sofrido
coração sem amor
Coração mata a gente
coração é quem sente a tristeza e a dor
Eu vou pedir pra ela, vou pedir pra ela
pra ela me ajudar
Vou te dar muita cerveja, vou te dar rosa vermelha
e cigarro pra fumar

O mundo dá muitas voltas
e um dia a gente vai ser encontrar
Hoje, você ri de mim...
E amanhã é você que vai chorar!"

As águas que caem do céu, é chuva...
As águas que caem dos olhos, são lágrimas...
Não chore não, viu? Não vá chorar
nesse mundo ou no outro
você vai me pagar."

"Eu não quero mais amar
Eu não amo a mais ninguém
quem tem amor tem ciúme
Quem tem ciúme quer bem."

Meu caminho é verde
Amarela é a minha estrada
sou eu a mestra paulina
e não tenho medo de nada

2 comentários:

  1. Eu só nao encontrei esse ponto: mestra Paulina dana que é mexe com homem casa pra fazer ciumes pras mulher(bis)

    ResponderExcluir
  2. RAÇÃO FORTE P/ A PESSOA AMADA TE PROCURAR?
    Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida!
    Se romper esta corrente terá má sorte no amor.
    Deus vai lhe abençoar e a sua vida não será a mesma….
    LEIA SOZINHO porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!!
    Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou!
    AGORA VEREMOS… Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (fulano – três vezes). Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (nove vezes).
    Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre (Fulana), de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (Fulana),venha para mim, afaste DELE todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (Fulana) não pense mais nas outros…HOMENS mas somente em mim (SEU NOME) Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…
    Publique este simpatia por três vezes

    ResponderExcluir